A eletrotermofototerapia é um recurso terapêutico utilizado na fisioterapia com diversos objetivos de acordo com a modalidade utilizada.
As modalidades mais utilizadas são TENS, Corrente Interferencial, Corrente Russa, Aussie, Radiofrequência, Ultrassom, Laser de Baixa Potência e a Terapia Combinada.
As correntes elétricas, como o TENS e a Corrente Russa, tem como principais funções gerar analgesia, reduzir espamos musculares, melhora/retorno da atividade neuromuscular, prevenir e retardar a atrofia muscular por desuso.
Já o Laser de baixa potência, e o Ultrassom são recursos que estimulam a circulação sanguínea no local utilizado , fazendo com que diminua o processo inflamatório, consequente reduz o edema, e aumenta a regeneração tecidual.
A Terapia Combinada, associa uma corrente elétrica junto com o ultrassom, potencializando o efeito de ambos em um tempo menor de aplicação, comparado quando utilizamos os dois recursos separadamente.
Todos os recursos citados acima tem indicações de acordo com o quadro clínico do paciente que irá ser utilizado, tendo como variações os parâmetros elétricos, que são modulados com o objetivo a ser utilizado.
Quando bem indicado e utilizado de uma maneira eficaz, esses recursos combinados com outras técnicas manuais, e outras condutas fisioterapêuticas, trazem um beneficio para o paciente em relação a queixa/quadro clínico do mesmo.