Imagem 1 Imagem 1

Virya é um termo sânscrito que, segundo o budismo, significa a atitude, a energia, o esforço e o entusiasmo para se engajar de forma feliz em atividades significativas, levando a ações virtuosas. Virya pode se traduzir por: o esforço correto.


Nossa filosofia sempre foi a de persistir nas áreas de reabilitação e treinamento de forma sistemática até que a apropriação de determinadas teorias e práticas nestes campos produzissem os treinos e as sessões mais plenas possíveis. Ao longo desta trajetória, muitas práticas foram revisitadas, abandonadas ou substituídas, sempre para possibilitar que nossos pacientes e alunos sigam em direção ao "esforço correto".


Em motricidade, vinculamos o "esforço correto" a uma ação organizada, coordenada e ajustada ao contexto. Não trata de estabelecer um padrão ideal a ser ensinado e repetido, mas sim de uma prática adaptada à condição de cada um.


A escolha do repertório de exercícios, a maneira de ensinar movimento, a técnica de manipulação articular e a forma de avaliar visam permitir que os alunos e pacientes sigam com as atividades que, para eles, são significativas.